Cinema e o Expressionismo Alemão
O expressionismo teve seu desenvolvimento principal na
Alemanha pós-guerra (1914-1918), fundindo o pessimismo e o cenário desolador
que o pais se encontrava na época e o ilustrando através das distintas formas
de arte as cidades destruídas, o desemprego, a fome, a crise, gerando as
sensações que o cenário proporcionava, de insatisfação, frustação, desesperança
e pessimismo a todo o público do movimento, gerando no espectador a reflexão e
deixando-o sair do cinema de forma depressiva e pessimista.
“O artista expressionista procura, em lugar de um efeito
passageiro, o significado eterno dos fatos e objetos. Devemos - dizem os
expressionistas -, nos desligar da natureza e tentar resgatar a "expressão
mais expressiva de um objeto", pois somente assim sua aura visível pode
ser atravessada” (Alfredo Rubinato - O Despertar da Besta: A alma do
expressionismo alemão e sua tradução estética no cinema).
No cinema do país, as principais características
estéticas do movimento era o constante uso de contraste entre claros e escuros,
o uso de enquadramentos angulosos, reforçando as diagonais e com poucos movimentos
de câmera, evitando o uso de letreiros narrativos e se mostrando mais
interessado em mostrar, permitindo que cada um tivesse sua própria
interpretação sobre a narrativa.
Quanto à forma artística, os cenários eram construídos de
forma distinta, apresentando constantemente elementos grotescos, como florestas
secas e retorcidas, com constantes distorções e deformações, confundindo a
noção de perspectiva e impedindo a delimitação de pontos de fuga. A maquiagem
era carregada e exagerada em personagens loucos, transtornados, caricatos e
esquisitos que utilizavam figurinos estilizados.
As narrativas do expressionismo ilustravam com
transparência o caos, descontinuidade, estando ligado principalmente ao
universo da literatura romântico-fantástica, com a ausência de uma noção bem definida
de tempo-espaço e abordando com profundidade questões psicológicas e sociais.
O ideal cinematográfico do movimento era “Expor o
apocalipse moral de um mundo em crise, a Alemanha, contestando os valores da
sociedade alemã, focando as emoções e expressões subjetivas”. (UFRGS –Fundamentos
de Cinema, por Fabricio de Albuquerque Sortica – 2007).
Na época os filmes do movimento eram produzidos por
cineastas mais cultos, sofisticados e eruditos, que tinham como referencia
histórica a cultura germânica, lendas medievais, religiosas, o gótico e o
romantismo, abordando temas como tramas policiais, crimes misteriosos, serial
killers, sendo no geral histórias urbanas. Porém, devido à condição da época,
os filmes eram gravados em estúdio e com baixo orçamento.
O principal filme expressionista da época é o conhecido “O
Gabinete do Dr. Caligari” (Wiene, 1920), com a presença de cenários bizarros e
com um enredo sombrio.
Desta forma, o expressionismo alemão teve influência
direta no cinema atual, como por exemplo, no Noir Americano e em filmes de
terror e suspense com climas mórbidos que foram assimiladas por Hollywood.
Comentários
Postar um comentário