Análise do Filme: "Little Miss Sunshine"


“Há dois tipos de pessoas nesse mundo, vencedores e perdedores”.
Está é a frase que inicia o filme estadunidense de 2006 “Little Miss Sunshine”. Este foi dirigido por Jonatham Daylon e Valerie Faris, além de que foi gravado com baixo orçamento e em apenas 30 dias, no Arizona e no sul da Califórnia.
É um clássico filme independente de estrada, que retrata uma família disfuncional em uma situação considerada excêntrica. Sendo assim, é um filme inserido no gênero das “Tragicomédias”, pois é um filme que apresenta diversos pontos de drama e de tensão, mas que ao mesmo tempo, que são tão sem sentido que geram o aspecto cômico da situação e da narrativa no geral.
            O filme foi indicado a quatro Oscars, vencendo as indicações de Melhor Roteiro Original e de Melhor ator Coadjuvante para Arkin que interpretou o personagem do avô da família, Edwin Hoover. Além de vencer também o Independet Spirit Award de Melhor Filme; entre outros prêmios.
            Sendo um filme independente, que teve grandes conquistas no mundo do cinema, a narrativa em si tem a mesma perspectiva, pois é um filme sobre perdedores, vencedores e aceitação.
A história nos apresenta personagens de uma mesma família, mas complexos por si só, com seus próprios interesses e dramas pessoais, sempre passando por inúmeros problemas sociais ou psicológicos. Além do fato de que a individualidade de cada um dos integrantes da família Hoover é ainda mais destacada com a ausência de citações a este sobrenome ao longo da trama.
O filme tem como cena inicial a transmissão da final de um concurso de Miss, apresentando ao espectador o contexto da história, a conquista da Miss que faz referência a jornada principal do filme, que é a busca pela realização do sonho da protagonista Olive Hoover, que deseja participar e ganhar o concurso de Little Miss Sunshine.
Nota-se que todos os personagens buscam seguir a filosofia de vida de Richard, o pai de Olive, que constantemente reafirma que detesta perdedores, que um Hoover deve sempre buscar a vitória, pois só existem duas possibilidades, ou você vence, ou você fracassa.
 A filosofia de vida de Richard gera uma tensão ainda maior em Olive, que luta para vencer o concurso que mobilizou toda a família. Ilustrando ainda uma verdadeira crítica social ao culto a beleza, onde apenas garotas magras e bonitas poderiam vencer, fato em que Richad, seu pai, também acredita.
O pensamento de Richard influencia também o filho mais velho, Dwayne, que busca constantemente pela vitória, fazendo sacrifícios como o voto de silêncio em seu desespero para conseguir se alistar, e a situação nosense de quando descobre que nunca poderá.
Para Sheryl, sua perspectiva de derrota parece se refletir para toda a família, onde busca ser uma boa mãe e irmã, sua recusa ao marido de que estava fumando no início do filme, indicando que continuar com o ato para ele possa ser considerado um gesto de derrota, e nenhum Hoover quem se sentir derrotado ou decepcionar Richard.
Até para Frank a questão de vitória e derrota se apresenta de uma forma mais tensa, de forma que para ele, após passar pelo que considera inúmeras derrotas na vida, decide acabar com sua própria vida, mas ao não conseguir concretizar isto, também vê a questão de continuar vivo como uma derrota.
Porém, a própria filosofia de Richard também o assusta. Durante todo o filme, ele se vê preocupado se ganhará ou não o prêmio em sua categoria, pois isso pode levá-lo a perder suas economias. Por fim, nota-se que ele mesmo se desespera com a derrota e se mostra inseguro e ansioso com a expectativa da resposta positiva, e quando a resposta chega, negativa, como ele próprio subjugava os outros membros da família como necessitando ser sempre vitoriosos, é a sua vez de se encontrar na situação contrária, a do que fracassou, fato que coloca a família a prova novamente e intensifica a necessidade de união da mesma, mesmo com tantas diferenças e problemas em seus integrantes.
Já para Edwin, o avô da família, sua filosofia de vida é diferente, acreditando que Olive nunca poderia perder, pois "Um verdadeiro perdedor, não é quem perde. Um verdadeiro perdedor é quem tem tanto medo de perder que nem mesmo tenta. E esta não é você, você vai dançar. Então se você ganhar ou não ganhar, você já é uma vencedora" (Discurso do avô para Olive quando ela admite que tem medo de perder e ser odiada pelo pai, enquanto estão no motel).
Mas mesmo com esse pensamento, Edwin ainda se mantém fugindo de sua realidade ao usar heroína, substância que ele usa logo após o discurso de incentivo para sua neta, fato que gerando um questionamento de qual mensagem ele queria passar para a garota e se realmente acreditava no que disse ou se estava apenas buscando conforta-la e se divertir. Uso que o leva a morte por overdose.
Com toda esta questão da necessidade de vencer, a necessidade de união familiar também é ilustrada a cada momento da narrativa, se iniciando com a necessidade de todos irem juntos ao concurso por Olive, a simbologia da Vã amarela, primeiramente que é de difícil condução, então precisam de Richard para dirigi-la, pois mais ninguém consegue, depois o fato de o veiculo ser extremamente velho e apresentar problemas, precisando que todos colaborem juntos para que ela se movimente e que consigam atingir o seu destino.
Durante todo o trajeto, a família ainda passa por inúmeras situações hilárias, que chegam ao nonsense, mas apesar de absurdas, são verossímeis. Situações que os forçam a união da família para supera-las, como a quebra da Kombi, o falecimento do avô, a perda do contrato por Richard, a notícia de que Dwayne nunca poderá pilotar, o medo da humilhação de Olive, entre outros.
            Quanto a aspectos técnicos, vale-se ressaltar que o filme foi gravado em sua ordem cronológica real, mantendo a evolução dos personagens e da narrativa em paralelo a construção dos atores e do próprio filme, a jornada gradual para se chegar à vitória, a conquista, a necessidade um dos outros, aquém da individualidade para alcançar o sucesso.
            Quanto à trilha sonora, nota-se a presença constante de trilhas melancólicas e dramáticas, mesmo em momentos de vitória, como no trecho da transmissão do concurso de miss no inicio do filme, com exceção apenas da música de apresentação de Olive no concurso de Little Miss Sunshine, que se mostra uma música animada e divertida na situação em que se encontra, marcada por ser uma música representante ao mesmo tempo da derrota de Olive no concurso, mas ainda mais importante, pela concreta união da família na situação em que a garota mais necessitava de todos.
            Quanto à direção de fotografia, apresenta constantemente planos mais abertos, que mostram mais de um ator em quadro, ilustrando também a tentativa de união dos integrantes da família Hover em um único take.
Já os planos contendo apenas um personagem, em sua maioria são planos detalhes introspectivos, que demonstram seus desejos e ambições pessoais, permitindo o desenvolvimento e compreensão do personagem. E quando planos bem mais abertos, são para ilustrar sua solidão em meio ao local e a situação. Nota-se que o uso de planos extremamente abertos e com os personagens separados vai diminuindo ao longo da narrativa, conforme os integrantes da família Hoover vão se unem cada vez mais.
            A direção de arte e caracterização dos personagens, situam o filme como sendo mais antigo e "de época", apresentando uma família simples, com uma casa humilde, porém aconchegante.
            O filme tem fim, deixando de ser um filme sobre busca da realização pessoal, mas passando a ser um filme que demonstra a importância da união com os familiares, e o mais importante, que “A vitória não está na ausência de derrotas, mas na intenção de manter-se firme perante os obstáculos”. (Gabriel Carvalho; Revista Plano Critico; março de 2017). “Talvez o sucesso não sejam todas as conquistas, mas sim todas as tentativas.” (Rayana Lira; http://encenasaudemental.net/; Setembro de 2012).

Comentários